30 maio 2008

Agradecimento aos Professores

Olá a todos.

Talvez alguns não saibam e eu gostaria agora de fazer um agradecimento a todos os professores que tivemos durante nossa caminhada até aqui.

Começamos a olhar o processo para ir para o Canadá em outubro de 2003. Ficamos um pouco intrigado para saber se o processo era algo legal ou se era alguem querendo ganhar dineiro em cima da gente. Fiz uma pesquisa e descobrir que realmente se tratava de um processo sério e que nosso perfil estava dentro do que o governo do Quebec queria. Passados alguns meses decidi começar meu curso de frances em 2004. Fiz uns 4 meses 1,5 h por semana. Na época a Camila não fez aula junto comigo. Algumas coisas aconteceram (mudança de emprego, problemas pessoais e alteração no processo do Quebec), e paramos um pouco o nosso processo. Durante um ano e meio ficamos mais afastados mas acompanhando a turma que estava ja engajado nele. Em 2006, voltamos com força total e o resto vocês ja conhece aqui do blog.

O motivo desse post é falar dos professores e por isso contei esse resumo para falar que tivemos vários professores.

Começamos com a Cintia que (comecei a sozinho e depois voltei ao inicio junto com a Camila em 2006). A aula excelente e com o inicio com ela me proporcionou um excelente aproveitamento. Tive uma aula de fonética onde conseguia ler qualquer texto em frances mesmo sem entender nada, mas a pronuncia estava correta. Fizemos aula junto durante uns 4 meses. Depois, fui ao primeiro rendez-vous (encontro de imigrantes) onde pude conhecer o Prof. Ernandes que dava aula para a Adriana e Bruno ( http://www.brasilquebec.com ), fiz uma aula experimental com ele e gostei muito. Com isso fizemos um curso de férias em janeiro de 2007 a noite (com Ernandes) no basico 2. Durante esse curso de ferias fiz um curso particular com o Ernandes visando aprimorar (o que aconteceu) durante a hora do almoço. Excelente.

Apartir dai, gostando muito da aula do Ernandes começamos a fazer aulas durante os sabados, porque eu trabalho a noite tb. So que o rendimento do curso com apenas 2 horas por semana nao rendia tanto o quanto queria. Mais ça va. Quando chegou no meio de 2007 eu e a Camila fizemos aula particular com Ernandes pois não podia abrir mão das aulas a noite no Senac (sou professor la desde 2001) e o unico horario que tinha era bem de manha. Ele ia la em casa as 07:00 ate as 08:30, essas aula renderam muito.

Chegou o agosto, quando Ernandes partiu para a França para fazer o seu mestrado voltei para a aula durante o segundo semestre onde conheci a Norma durante o curso no Ingles e Cia. Com a entrevista so para abril, começamos as aulas particulares novamente em fevereiro. Como não tinha como fazer aula a noite e as aula so ao sabados em grupo nao rendia muito e particular sim, contratei minha professora para dar aula em casa no mesmo horario 07:30 as 08:30.

Ao mesmo sabendo que tinha que estar impecavel (eu queria) na entrevista e não queria correr o risco de não ser aprovado por causa do frances, fiz uma aula particular com a professora Elizete. Foi uma aula voltada somente para conversação (assim como as aulas em casa pela manha de toda quarta). Trabalhamos com video da TV5 e exercicios de conversação e interpretação de texto. (muito proveitoso tb).

Assim foi a nossa caminhada no estudo de frances.

Espero que seja util.

Cintia, Ernandes, Norma e Elizete vocês foram essenciais para a nossa conquista e fica aqui a minha gratificação e honra de ter feito aula com todos vocês. Indico todos ( Ernandes nao pode mais pois nesse momento ele esta na frança.)

Um abraço et à la prochaine,

Jean

23 maio 2008

Churrasco entre amigos

No domingo passado, nossa turminha se reuniu para fazer um churrasquinho muito legal!
Fizemos lá na Fazenda da Dani e foi um dia ótimo.
Como sempre passamos o dia conversando sobre nossos planos para o Canadá...

O que eu posso dizer é que esse pessoal é muito dez!
Quem é de BH e não participa desta turma de conversação as sextas só está deixando de ganhar: ganhar novos amigos, ótimos amigos que serão desde já nossa família lá no Canadá.

O dia foi especial, as crianças se divertiram muito e os papais comeram a beça...

fotinhas:




19 maio 2008

XV Encontro de Imigrantes - Belo Horizonte

Olá a todos.

É chegada a hora de começarmos a organizar o nosso encontro de futuros e já imigrantes para o Quebec em Belo Horizonte. Vale lembrar que nesse encontro estaremos fazendo contato com a turma que está no Canadá.

Data: 21/06/2008.
Horário: 14:00 as 19:00.


O horario foi mudado para ficar mais tranquilo e também visando o pessoal do Quebec que é uma hora a menos que a gente no fuso horário.

Local: Rua Abadessa Gertrudes do Prado, 155 - Bairro Vila Paris (perto da Barragem Santa Lúcia - Salão de Festa do Prédio).

Agradeço mais uma vez ao Rafael pela disponibilização do local.

Mapa em anexo mensagem.

Valor: R$ 7,00 por adulto para compra de bebidas (cerveja, água, refrigerantes), limpeza do local e utensílios (copos, guardanapos, etc.), cada um deverá levar um prato de salgado (ou doce).

Contas:

Caixa Econômica Federal Agencia: 0089 Operação: 013 conta 00108813-8 - Jean Carlos Souza Morais

POR FAVOR NÃO DEIXEM DE ME ENVIAR OS DADOS DO DEPÓSITO (com nome de cada pessoa , data e valor do deposito) POR E-MAIL PARA A CONFIRMAÇÃO DA PRESENÇA. (jeancsmorais@gmail.com), será disponibilizada uma lista na portaria do prédio com todos os nomes.

A confirmação deverá ser feita até o dia 19/06. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA. Temos um prazo de um mês.
Obs: Crianças não pagam.

Quem não recebeu o email com o convite para o encontro, favor enviar o email para jeancsmorais@gmail.com para a inclusão do seu email / nome na lista para os próximos encontros.

Não será permitido o pagamento no dia evento.

Conto com a PONTUALIDADE, com as SUGESTÕES e CRÍTICAS de vocês, para que esse encontro seja melhor que o outro.



Um abraço,

Jean e Camila

15 maio 2008

Coisas de Doido !!!

Essa é para aqueles que assim como eu tem um problema sério: a indecisão!!!
Já vi gente indecisa com a roupa que vai usar, o sapato, perfume e etc...
Mas como eu, eu só conheço uma: EU...
Normal na vida se ter dúvidas de vez em quando...Mas fala sério, ter dúvidas para Tudo é um perrengue...

Já teve vez d'eu entrar numa loja (daquelas enormes de departamento)e ficar horas, literalmente horas, zanzando que nem um zumbí entre um corredor e outro, entrando 500 vezes na cabine para experimentar as roupas... o Jean tadinho, tentando manter a calma, sem reclamar... e os meninos brincando de esconde-esconde entre as araras de roupas... e claro, a dondoca aqui, fingindo que não conhece...

Depois de todo este trabalho, a mãe-sem-um-parafuso decide: vou levar só esta.
Vamos para a fila: detalhe, era vespera de Natal, já imaginou a fila, né?!?
Depois de um tempão na fila para pagar saímos da loja e sem brincadeira nenhuma, não andamos nem duas vitrines e a literalmente doida-de-varrer fala:
- Jean, acho que esta cor num fica muito bem em mim não... espera só um pouquinho que eu vou trocar...
Só eu sei a cara que o Jean fez naquela hora, coitadinho...
Quem mandou casar??? rsrsrsrs...

Ah, dia das mães passado... este ultimo...
Saio para comprar o presente da madresita no sábado antes... novamente LO-TA-DO...
(Acho que também tenho um sério problema de falta de antecedência, só faço as coisas de ultima hora)...entro em quase todas as lojas do Shopping... olho as araras... Nada me agrada (ser vendedora nesta hora é froide)...por fim, depois de muitos olhares de impaciência do Jeanzito (detalhe: só olhares, pq ele num fala nada... acho que ele tem medo d'eu surtar)...decido por uma blusa.
Pergunto pra ele:
- Jean, esta cor ou esta?
Ele NUNCA responde, diz que se ele escolher uma eu escolho a outra mesmo, então que diferença faz??? rsrsrs
- Tá, pode ser esta mesmo.
Marido Oscar vai para o caixa fazer o pagamento...
Segundos depois a moça dá a notinha para ele assinar e a novamente doida-sem-noção
aqui, fala:
- Aqui, tem jeito de desembrulhar porque eu vou querer trocar por aquela alí...
Hahahahahhaahahah....
Depois que passa é até engraçado, mas na hora eu acho que se a vendedora fosse a morte ela com certeza me levava... a cara dela foi hilária...
Deve ter pensado que eu tinha um problema...

Fazer o quê??? Isto está em mim...
É assim para tudo...
Maridão fala que não lembra de uma vez que eu tenha comprado algo e que no outro dia eu não tenha voltado para trocar...isso qdo não é no mesmo dia!!!
QUE MICO!!!

Outro problema que eu tenho é o de ficar com vergonha de recussar produtos e serviços
Mas este eu estou melhorando!!!
Quando eu e Jean namoravamos, eu estava voltando da faculdade e uma mulher me parou no meio da rua: Tava vendendo a tele-sena...
Ela falou tanto na minha cabeça e eu tava doida para chegar em casa, varada de fome que em questão de segundo comprei nun-sei-quantas cartelinhas...
Andei dois quarteirões, liguei para o Jean e falei:
- Ai, acho que fiz uma c***da !!! Acabei de assinar um cheque de $$$ pra comprar tele-sena!
- Num acredito...onde vc está???
Em minutos apareceu Jean com cara de onde-fui-amarrar-meu-jegue, pegou as cartelinhas, subiu até a Kombi do Baú e no maior Barracão, fez a moça devolver meu cheque...
E onde estava Camila???
Hahahaha, escondida atrás de um telefone público...
É, porque fazer, ela faz, mas desfazer... é O-U-T-R-A coisa...

Bjinhos mil

06 maio 2008

ENTREVISTA _ CSQ

Bem, agora eu vou fazer "minha descritiva" da entrevista, pq o Jean quer fazer a dele lá na CBQ...depois quem quizer pode comparar (feminina x masculina)...heheheh.
Aí vai a "feminina":

Chegamos no prédio com 2 horas de antecedencia (fomos com um tio do Jean que tinha que sair do centro antes das 4 por causa do rodizio em SP)...ça va!
Subimos para o 15° andar. As portas estavam fechadas. Dei uma batidinha e esperamos uns infinitos 5 minutos para aparecer alguém. Uma mulher abriu a porta sempre falando em frances, perguntou se estavamos lá para a entrevista...Nos conduziu a sala de espera e o Jean me disse que era a Soraia Tandel...Ela perguntou se não queriamos sair para dar uma voltinha, afinal faltava muuuiiito tempo...Resolvemos esperar!
Na sala (muito linda por sinal) tinha só um rapaz, que eu não sei se estava muito nervoso ou se era pq num queria conversar mesmo, pegou um folder sobre Quebec e colocou na frente do rosto...
Percebemos que lá dentro todos conversavam em francês...
Mais ou menos 2:10 um homem bate na porta e pede para o Jean abrir...como o Jean pensou que estivesse trancada, passou em frente a porta (de vidro) e fez sinal de que ia chamar alguém... ele fez sinal de não com o dedo e apontou para a fechadura...Jean voltou e abriu. Ele entrou falando um francês muito carregado e se dirigiu a nós três. Percebemos que era o Mr. Leblanc (quer dizer, o Jean percebeu). Perguntou quem faria entrevista qual horario: a nossa era 3:30 e o rapaz 2:30....Então disse que o rapaz já podia entrar...
Ai que tortura, mais espera!!! Acho que fui umas 3 vezes no banheiro, só para sair da poltrona, minha "polpis" já estava doendo.
A entrevista do rapaz durou uns 50 minutos.
Eles sairam e percebi que o Mr. Leblanc ainda dava dicas para o rapaz...Logo deduzi que ele tinha passado.Se despediram e então ele se dirigiu a nós e nos convidou a entrar com ele para começarmos. As apresentações foram no caminho para a sala.
Entramos na sala (eram 3:13) e ele disse:
Madame, assente-se aqui e o senhor aqui nesta do meio (eram 3 cadeiras), logo a outra ficou para nosso portifólio...
Uma sala simples com uma mesa de parede-a-parede, um computador e impressora.
Começou perguntando se eramos casados e pediu a certidão de casamento, deu uma olhada e perguntou sobre os filhos, pediu a certidão de nascimento deles.
Sempre que pedia algo ia para o computador digitar.
Pediu os passaportes... Olhou um por um e fez comentarios sobre o Lullu. Queria saber se ele falava algo sobre nossa ida. Contamos que ele fala sobre a neve, papai noel (que mora lá perto)e que pede para assistir : Ne me quitte pas...Ele ficou maravilhado e disse algo tipo: ai que Cute-cute (em frances, sempre), muito lindo!
Pediu para ver historico escolar, diploma da falculdade, historico da faculdade e todos os cursos extras que o Jean tivesse.
Anotou tudo no PC e pediu os meus nesta mesma ordem.
Pediu então os comprovantes de francês do Jean e depois os meus. Fez os calculos de horas de francês.
Ah, já ia me esquecendo da melhor parte da entrevista (para mim é claro), ele se virou para mim e disse que meu fracês era muito bom, que eu tinha desenvoltura para falar e que não tinha aquele sotaque carregado que doía os ouvidos...Nessa hora eu fui nas estrelas, me sentí a ultima batatinha do pacote*...só olhei para o Jean e fiz aquela cara de vitória...hahahha
Logo depois me pediu meu comprovante de curso de Inglês, só anotou que fiz 8 anos. Nenhuma palavra em inglês (Thank God!!!)
Depois pediu para ver experiencias de trabalho do Jean.
Pegamos a carteira de trabalho e ele foi conferindo emprego a emprego, data por data.
Fazia comentarios e nós também. O Jean mostrou então as infinitas propostas de emprego de lá e ele sempre muito interessado foi quase que conferindo uma a uma, data, salário e requisitos.
Perguntou então se o Jean tinha feito essa mesma pesquisa para mim (como ele adivinhou que foi o Jean quem pesquizou???)
Mostrei a pesquiza e ele me perguntou se eu trabalhava com decoração em geral ou se era algo específico. Respondi que tinha feito o curso para trabalhar em qualquer ramo da decoração. Ele aprovou. Pediu meu comprovante de estágio e eu mostrei tb carta proposta de clientes meus.
Passamos então para as perguntas básicas e respostas mais básicas ainda:

- Porque escolhemos o Quebec
- Em qual cidade pretendiamos ficar
- Se já tinhamos ido pra lá
- Se tinhamos amigos lá

Nessa hora o Jean mostrou nossa planilha de gastos para nossos 6 primeiros meses e eu me preparava para mostrar minha pesquisa "gigante" sobre escolas e garderies...
Quando, por questão de SE-GUN-DO, eu baixei meus olhos para olhar a pasta que estava no meu colo e voltei a olhar para cima, tudo que eu ví foi o Mr. Leblanc estentendo a mão para o Jean (que tinha um sorriso tão grande no rosto) que eu percebí que ele já tinha falado que tinhamos sido aceitos. Então me comprimentou.
Essa sensação é MUITO boa!
Imprimiu nosso CSQ e conversamos mais uns minutinhos...
Ele nos acompanhou até o elevador disse que tinha sido um prazer e desejou tudo de bom.
Saímos com a sensação de dever cumprido!!!

Para quem conseguiu ler até aqui, foi isso. A entrevista é MUITO mais simples do que eu imaginava, apesar do Jean sempre dizer que era um simples bate papo com conferência dos documentos e nível de francês.
Quem me conhece sabe que fico nervosa com qualquer coisa...então não seria diferente.

Mr. Leblanc é Muito gentil, carismatico, super atencioso e como já ví muitos falarem: uma verdadeira mãe! Tem interesse em saber das coisas que pesquizamos e sobre nossa vida: quando eu disse que hoje meus filhos não podem brincar na rua como eu brincava quando eu era pequena, ele disse assustado: vc brincava na rua quando era pequena???
Acho que ele não calculou que isso foi a 20 anos atrás, quando o Brasil era mais "tranquilo" de se viver...

Agradecimentos: Em primeiro lugar e sempre, ao nosso amado Deus que atravez desta entrevista nos confirmou ser de Sua vontade nossa ida pra lá.
A nossa família pela ajuda e incentivo incondicional.
Aos nossos amados professores: Ernandes (saudade d+, vc faz muita falta) e Norma.
Aos companheiros de todas as sextas: obrigada pelas dicas, apoio e amizade!
Ao Jean (Xerife)por ter sempre me cobrado e incentivado....Conseguimos!!!

É isso... falei d+, mas como o blog é meu posso me dar este luxo!
Laval nos aguarde!!!

Mil bjos a todos...

P.S: Esse é para o Alessandro: quando a gente mostrou as fotos do nosso portifólio ele bateu o olho na sua foto e falou: este aqui eu conheço... ele fala muito bem o francês... bom ser lembrado né amigo? Viu? agora vc tá famoso!!! hauhauhau!

05 maio 2008

Nós PASSAMOOOOSSSSSSSSS !!!

Num falei que sala VIP era tudo de bom???
Estamos aqui no aeroporto, com suquinho, docinhos e cafezinho a Vontade...
Passamos só para dizer que fomos aceitos por Quebec, hauhauhauh...
Bom d+... depois voltamos para fazer o relato da entrevista, é que até agora eu estou tentando entender como fui perder a parte que ele (Mr. Leblanc)fala a tão esperada frase: Vous été accepté!!!

Muitas emoções!!! Voltamos depois.

Camila