A francisação começou na semana passada no dia 18 de agosto. A primeira impressão que tive foram ótimas. Estamos revendo a gramatica do módulo 2 (intermediario - modulo passado que alguns alunos fizeram) e começando ja a gramatica do módulo 3 (Avançado). Ja tivemos dois ditados, isso mesmo, D I T A D O - que é utilizado para pegar a compreensão oral.
A francisação é um curso com 6 horas por dia em um total de 30 horas por semana (isso para quem faz em templo completo e recebe a bolsa do governo -> 115.00 $ por semana). Temos 4 aulas de frances e duas aulas de monitoria por dia. De segunda a quinta na minha turma é uma professora muito simpatica, animada e com certeza uma excelente professora de frances, e é uma senhora de 65 anos e nem parece que tem isso tudo, muito boa a aula dela. A monitoria é bem interessante, tem filme, atividades em grupo, apresentação, debates entre outros. Iremos fazer tres saidas na monitoria:
1: Passeio no Canal-de-Lachine que será bem interessante para aprendermos um pouco mais da história do Quebec e também para aprimorarmos o frances, ja que iremos escutar um guia contando a história do local durante o passeio. Para ter uma idéia pode procurar no Google sobre o mesmo ou acessar aqui para ter mais informações.
2: Iremos fazer uma visita ao studio da Radio-Canadá.
3: Iremos ao Foire Nationale de l'emploi que será nos dias 14 e 15 de outubro para mais informações Clique aqui .
Começamos a assisir uma série quebecois que se chama Pure Laine que passa na Télé Quebec, muito legal, vou acompanhar na medida do possivel. Após temos um debate sobre o tema e sobre as expressões quebecoises que são faladas no video e aprendidas em classe antes com o monitor. E falando-se nisso, depois vou fazer uma lista dessas expressões e disponibilizá-la para os interessados. Nós aprendemos 3 por dia.
A parte da gramatica é interessante pois temos muitos exercicios a serem feitos e com isso dá para aprender bem. A nossa professora faz um teste (sem nota) toda quinta para ver como está a evolução o que achei bem interessante (não faz parte do curso).
Pois é, acredito que a minha escolha de atrasar o inicio da procura ao trabalho foi bem feita e mesmo não fazendo um curso em uma escola bem renomada, mas faço o curso na comissão escolar de Montreal (CEGEP), tem sido muito bom, ja tenho notado uma grande melhora na minha compressão oral na rua, pois aprendemos tb algumas coisas especifica do frances oral quebecois. Por exemplo:
Quando eles falam o "Je suis" eles (os quebecois) pronunciam como se fosse "chui fatigué, chui en retard", é muito diferente, mas na pronuncia oral é interesante saber (não é para fazer não, so para poder compreender os quebecois). QUando o "Je" vem antes das consoantes "S, F, K, P, T, CH" o processo é o mesmo do que falei em relação ao je suis, será (CHU ...). Muito doido.
Quando a letra "T" ou "D" estiver antes de uma vogal "u" ou "i", eles se pronunciam "ts" e "ds". por exemplo: Tu es parti -> tsu es partsi.
Tem outras coisas tb mas se eu for colocar aqui o post vai ficar muito grande e impossível de ser lido.
Vai duas fotos dos presentes que os meninos ganharam do primeiro salario da Camila aqui em Montreal.
Agora fotos da gente voltado para casa pelo parque Jarry as 00:00 de uma segunda feira:
Para ilustrar um pouco as expressões quebecoises voila uma emissão quebecoise que se chama Pure Laine que da para ter uma ideia do frances quebecois.
Bonne chance!
La chasse 1/3
La chasse 2/3
La chasse 3/3
Voce pode pegar os nomes de todas as emissões no Site Oficial da Télé-Quebec e depois ver no youtube.
Então fica um abraço a todos e até a proxima.
Jean