10 setembro 2009

Permis de Conduire - Carteira de Motorista

Olá a todos,

Como minha carteira venceu em julho de 2009 e não fiz a renovação no Brasil antes de partir, eu precisei tomar providencias para ter a minha carteira daqui do Quebec. E como ja tinha minha no Brasil eu precisava passar pelos testes teórico e prático.

O Teste teórico foi tranquilo, dei uma lida bem rapida no livro que me foi emprestado pelo gentil casal Dan e Bia (aqui fica meu agradecimento a eles). Fiz um teste também que tem no site do SAAQ - La Société de l'assurance automobile du Quebec Site Oficial, faça o Teste on line para avaliar seus conhecimentos.

Depois de feito o teste e aprovado, tentei marcar o teste prático. Liguei umas 4 vezes e não o consegui, dai a Camila ligou e consegui um para o dia 09/09/2009 (ontem). Como minha carteira estava vencida eu não poderia dirigir para fazer qualquer treinamento antes do teste. Para fazer o teste me deram uma carteira provisoria para um dia para a realização do exame. Eu poderia ter demandado essa permissão para o dia e ter treinado antes, mas como estou em aula preferi não o fazer.

Ao começar o exame estava bem tranquilo pois eu deveria apenas mostrar o que ja sabia fazer com algumas coisas a mais, pois aqui o teste para estacionamento é um teste para parar o carro como em um estacionamento de um shoping e entrando de re (sem problemas é claro). Mas logo no inicio do teste quando eu virei a primeira rua começou os problemas: Ele me disse que eu deveria conduzir o carro a uma velocidade de 50 km/h e não a 30 km/h (mas eu estava entre 40 a 45 km/h) e eu não entendi o motivo, mas tudo bem. Ele me fez parar o carro para poder me falar isso e inclusive disse que não teria capacidade de me avaliar se eu andasse como eu estava andando. Disse também que se eu continuasse a andar assim eu iria "avoir la misère" (uma expressão Quebecois que quer dizer, ter dificuldade em fazer alguma coisa). Dai eu comecei a andar na velocidade que ele me disse (50 e um pouco mais) e quando chegou em uma área escolar diminui para 30 e ao fim da área escolar voltei para 50.

Dessa hora para la o exame foi um pouco estressante, pois ele começou a falar por quase tudo que eu fazia, nesse momento eu pensei, ja perdi o exame mas vou continuar a fazê-lo como se não tivesse perdido e continuei a dirigir como se nada estivesse acontecido. Em um cruzamento eu estava praticamente na linha de parada de um sinal e o mesmo fica amarelo, então eu segui em frente e nada de problema. Depois ele me pediu para virar uma rua a direita e de repente um carro simplesmente para na minha frente e eu olhei para o lado esquerdo e para o ponto cego e vi que não tinha carro, liguei a seta e entrei com o carro na pista da esquerda e assim que teminei de passar o carro eu voltei para a pista que eu estava pois precisava virar a direita, ele me disse em seguida que eu não deveria ter feito o que fiz, porque eu não fui totalmente para a faixa ao lado e logo apos voltei (ou seja o carro ficou no meio de duas pista enquanto eu fazia a ultrapassagem. Eu assim o fiz pois não queria freiar bruscamente o carro. Ele chegou a me dizer que eu não deveria ter pressa e que eu deveria esperar atrás, mas se eu o fizesse poderia provocar um acidente. Apos continuar na via para virar a direita onde tinha um sinal e para quem vai virar não precisa esperar o sinal pois tinha a entrada com o sinal de "Dê a preferencia". Mas para minha "sorte" tinha um pedestre la na esquina então, parei o carro e ele me disse de cara, você não deve parar, a placa diz dê a preferencia, você deve so diminuir e segue em frente, a essa hora ja tinha certeza que não tinha passado, mas o que fazer? continuar pois não poderia fazer nada...

Ao chegar dentro do estacionamento perto do Escritório ele me pediu para fazer um estacionamento a 45o, eu o fiz e perguntei se nós iriamos fazer mais alguma coisa e ele de cara me disse que era eu que deveria tomar a decisão dai eu concertei o carro um pouco pois ele tinha ficado certo porém um pouco apertado para que eu pudesse sair, mas dentro da vaga. Após isso eu desliguei o carro e esperei.

Ele disse: Com relação as placas de pare vc foi muito bem, começou a falar do carro que eu passei errado e eu disse que se eu freiasse apesar de ter o espaço de segurança poderia freiar bruscamente e por isso tomei a decisão de ultrapassar. Então ele me disse que eu deveria melhorar isso e que se eu tomasse a decisão de mudar de faixa eu deveria mudar totalmente e depois voltar totalmente e não como eu fiz. Depois disse que ao virar numa esquina para a direita e não olhei o ponto cego a direita ( acredito que eu tenha feito) mas disse que para o outro lado eu o fiz corretamente. Me falou tb do local que eu não deveria ter parado e somente diminuido a velocidade, então argumentei de que tinha um pedestre que poderia tentar atravessar nesse local e por isso eu tinha parado.

Para minha surpresa vi que ele marcou que eu tinha passado e me disse que eu deveria prestar atenção nesses erros e que eu tinha passado.

Eu agradeci cordialmente e vi que apesar de tudo que passei ele foi compreensivo e profissional. Lógico que eu não fiquei nervoso na hora para seguir no exame.

Bão esse foi o meu exame pratico. Em 10 dias a carteira chega aqui em casa pelo correios e eu ja tenho uma provisória com a qual eu ja posso dirigir por aqui ate o fim do mes portando um documento de identidade com foto mais o documento que eles me passaram.

Comecei o meu curso de ingles, mas isso deixo para um outro post...

Um abraço a todos,

Jean

8 comentários:

João disse...

Que massa Jean! Parabéns pela carteira! Passo a passo vc esta tomando seu rumo ai.
Um abraço

daniela.mello@ymail.com disse...

Um leao por dia... e esse ja foi!

Parabens!

Marcela disse...

Fortes emoções hein Jean...! Mas graças a Deus você conseguiu. Parabéns!
Desejamos tudo de bom pra você e sua família aí...
Abraços e fiquem com Deus.

Marcela e toda a galera aqui de Cataguases/MG

Junior Vaz disse...

eu nao te aprovaria..:p

imagino a sua "calma" na hora do exame jean.. ahahahaha

morri de rir aqui

Sem passado disse...

Jean,

É isso ai, a calma e tranquilidade são a alma do negócio!

Parabéns por mais esta conquista!

Grande abraço,

Ricardo

Prof. Sirléia Rosa disse...

rss.foi engraçado ler seu relato.
Parabéns!!!

Lely disse...

Parabéns, Jean!
Parece que vc cortou um dobrado, mas no final tudo acabou bem! :D
Agora é sair dirigindo...

Abraços

Lely

Gabriel Marchezini disse...

Parabens Jean!
Imagina só tomar pau depois de anos de carteira aqui no Brasil?
Heheheh!
Deus os abençoe!
Saudades!