Bem, agora eu vou fazer "minha descritiva" da entrevista, pq o Jean quer fazer a dele lá na CBQ...depois quem quizer pode comparar (feminina x masculina)...heheheh.
Aí vai a "feminina":
Chegamos no prédio com 2 horas de antecedencia (fomos com um tio do Jean que tinha que sair do centro antes das 4 por causa do rodizio em SP)...ça va!
Subimos para o 15° andar. As portas estavam fechadas. Dei uma batidinha e esperamos uns infinitos 5 minutos para aparecer alguém. Uma mulher abriu a porta sempre falando em frances, perguntou se estavamos lá para a entrevista...Nos conduziu a sala de espera e o Jean me disse que era a Soraia Tandel...Ela perguntou se não queriamos sair para dar uma voltinha, afinal faltava muuuiiito tempo...Resolvemos esperar!
Na sala (muito linda por sinal) tinha só um rapaz, que eu não sei se estava muito nervoso ou se era pq num queria conversar mesmo, pegou um folder sobre Quebec e colocou na frente do rosto...
Percebemos que lá dentro todos conversavam em francês...
Mais ou menos 2:10 um homem bate na porta e pede para o Jean abrir...como o Jean pensou que estivesse trancada, passou em frente a porta (de vidro) e fez sinal de que ia chamar alguém... ele fez sinal de não com o dedo e apontou para a fechadura...Jean voltou e abriu. Ele entrou falando um francês muito carregado e se dirigiu a nós três. Percebemos que era o Mr. Leblanc (quer dizer, o Jean percebeu). Perguntou quem faria entrevista qual horario: a nossa era 3:30 e o rapaz 2:30....Então disse que o rapaz já podia entrar...
Ai que tortura, mais espera!!! Acho que fui umas 3 vezes no banheiro, só para sair da poltrona, minha "polpis" já estava doendo.
A entrevista do rapaz durou uns 50 minutos.
Eles sairam e percebi que o Mr. Leblanc ainda dava dicas para o rapaz...Logo deduzi que ele tinha passado.Se despediram e então ele se dirigiu a nós e nos convidou a entrar com ele para começarmos. As apresentações foram no caminho para a sala.
Entramos na sala (eram 3:13) e ele disse:
Madame, assente-se aqui e o senhor aqui nesta do meio (eram 3 cadeiras), logo a outra ficou para nosso portifólio...
Uma sala simples com uma mesa de parede-a-parede, um computador e impressora.
Começou perguntando se eramos casados e pediu a certidão de casamento, deu uma olhada e perguntou sobre os filhos, pediu a certidão de nascimento deles.
Sempre que pedia algo ia para o computador digitar.
Pediu os passaportes... Olhou um por um e fez comentarios sobre o Lullu. Queria saber se ele falava algo sobre nossa ida. Contamos que ele fala sobre a neve, papai noel (que mora lá perto)e que pede para assistir : Ne me quitte pas...Ele ficou maravilhado e disse algo tipo: ai que Cute-cute (em frances, sempre), muito lindo!
Pediu para ver historico escolar, diploma da falculdade, historico da faculdade e todos os cursos extras que o Jean tivesse.
Anotou tudo no PC e pediu os meus nesta mesma ordem.
Pediu então os comprovantes de francês do Jean e depois os meus. Fez os calculos de horas de francês.
Ah, já ia me esquecendo da melhor parte da entrevista (para mim é claro), ele se virou para mim e disse que meu fracês era muito bom, que eu tinha desenvoltura para falar e que não tinha aquele sotaque carregado que doía os ouvidos...Nessa hora eu fui nas estrelas, me sentí a ultima batatinha do pacote*...só olhei para o Jean e fiz aquela cara de vitória...hahahha
Logo depois me pediu meu comprovante de curso de Inglês, só anotou que fiz 8 anos. Nenhuma palavra em inglês (Thank God!!!)
Depois pediu para ver experiencias de trabalho do Jean.
Pegamos a carteira de trabalho e ele foi conferindo emprego a emprego, data por data.
Fazia comentarios e nós também. O Jean mostrou então as infinitas propostas de emprego de lá e ele sempre muito interessado foi quase que conferindo uma a uma, data, salário e requisitos.
Perguntou então se o Jean tinha feito essa mesma pesquisa para mim (como ele adivinhou que foi o Jean quem pesquizou???)
Mostrei a pesquiza e ele me perguntou se eu trabalhava com decoração em geral ou se era algo específico. Respondi que tinha feito o curso para trabalhar em qualquer ramo da decoração. Ele aprovou. Pediu meu comprovante de estágio e eu mostrei tb carta proposta de clientes meus.
Passamos então para as perguntas básicas e respostas mais básicas ainda:
- Porque escolhemos o Quebec
- Em qual cidade pretendiamos ficar
- Se já tinhamos ido pra lá
- Se tinhamos amigos lá
Nessa hora o Jean mostrou nossa planilha de gastos para nossos 6 primeiros meses e eu me preparava para mostrar minha pesquisa "gigante" sobre escolas e garderies...
Quando, por questão de SE-GUN-DO, eu baixei meus olhos para olhar a pasta que estava no meu colo e voltei a olhar para cima, tudo que eu ví foi o Mr. Leblanc estentendo a mão para o Jean (que tinha um sorriso tão grande no rosto) que eu percebí que ele já tinha falado que tinhamos sido aceitos. Então me comprimentou.
Essa sensação é MUITO boa!
Imprimiu nosso CSQ e conversamos mais uns minutinhos...
Ele nos acompanhou até o elevador disse que tinha sido um prazer e desejou tudo de bom.
Saímos com a sensação de dever cumprido!!!
Para quem conseguiu ler até aqui, foi isso. A entrevista é MUITO mais simples do que eu imaginava, apesar do Jean sempre dizer que era um simples bate papo com conferência dos documentos e nível de francês.
Quem me conhece sabe que fico nervosa com qualquer coisa...então não seria diferente.
Mr. Leblanc é Muito gentil, carismatico, super atencioso e como já ví muitos falarem: uma verdadeira mãe! Tem interesse em saber das coisas que pesquizamos e sobre nossa vida: quando eu disse que hoje meus filhos não podem brincar na rua como eu brincava quando eu era pequena, ele disse assustado: vc brincava na rua quando era pequena???
Acho que ele não calculou que isso foi a 20 anos atrás, quando o Brasil era mais "tranquilo" de se viver...
Agradecimentos: Em primeiro lugar e sempre, ao nosso amado Deus que atravez desta entrevista nos confirmou ser de Sua vontade nossa ida pra lá.
A nossa família pela ajuda e incentivo incondicional.
Aos nossos amados professores: Ernandes (saudade d+, vc faz muita falta) e Norma.
Aos companheiros de todas as sextas: obrigada pelas dicas, apoio e amizade!
Ao Jean (Xerife)por ter sempre me cobrado e incentivado....Conseguimos!!!
É isso... falei d+, mas como o blog é meu posso me dar este luxo!
Laval nos aguarde!!!
Mil bjos a todos...
P.S: Esse é para o Alessandro: quando a gente mostrou as fotos do nosso portifólio ele bateu o olho na sua foto e falou: este aqui eu conheço... ele fala muito bem o francês... bom ser lembrado né amigo? Viu? agora vc tá famoso!!! hauhauhau!
06 maio 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Meus parabéns, Mme. Sans Accent.
Vocês merecem!
Abraços!
Camilinha!
Eu não sabia que vcs tinham um blog.
Fiquei muito feliz em ler o relato detalhado. Você é ótima!
Parabéns para vocês e eu irei visitá-los.
Fiquei boba de ver o tamanho dos meninos.
beijos
Patty Viza
Oi Jean e Camila,
parabéns pelo sucesso na entrevista!!!
Que bom que tudo deu certo!!!
Adorei o PS desta postagem... Quem diria que apos entrevistar tantas pessoas o M. Leblanc se lembraria de um candidato especifico?
Abracos, sucesso e felicidades!!!
Alê
Olá amigos,
Parabéns, vcs merecem. Agora é começar a se preparar para vir com mala e cuia...rsrsrsr...o M.Leblanc é muito carismático sim, acho que é um dos melhores entrevistadores que já tivemos no Brasil. Gente que notícia boa, felicitations pour vous!!!
Au revoir
Parabens pela entrevista!!!
É o primeiro passo...tudo vai dar certo!
Esperamos vcs por aqui!
Bjos
Carol e Raphael
Ola Camila e Jean!!!!
Parabens vcs merecem o CSQ!!!!Eu bem vi como o Jean se empenhou nesse objetivo, muito sucesso para vcs e as crianças, tudo de bom mesmo!!!Quebec nao sera o mesmo depois da nossa chegada!!!!
Abraçao
Marcilio
Fiquei feliz com o sucesso de vocês como se fosse o nosso próprio!
Sexta vai ser a noite do brinde!
Dani Mello
Jean e Camila,
Parabéns por essa maravilhosa conquista, que venha agora a parte Federal!
Um grande abraço aqui de SP,
Ricardo e Rosangela
O que dizer?! parabéns?! félicitations?! Bravo!? tudo e mais um pouco queridos amigos. Parabéns ao Jean por tanto empenho, por tanta vontade, parabéns a você Camila (afinal por tras de um grande homem uma grande mulher) e é muito bunito o q vocês estão fazendo. Claro q ir para o Québec é também por vocês, pois vocês querem uma vida melhor, mas tal causa se torna indiscutable quando o q vocês estão buscando é dar aos filhos de vocês, melhores condições. Acreditem neles, na Ana e no Luis, são crianças adoraveis e merecem crescer num lugar tranquilo e ter o melhor. Melhor q no nosso pais infelizmente ficou dificil.
Nao tenham duvidas de que chegar numa nova cidade, numa nova cultura, nova lingua etc. é dificil, mas quanto mais dificil melhor o sabor da vitoria.
grande grande abraço a vocês todos.
Ernandes
Parabéns Jean e Camila!
A Norma havia me contado em 1ª mão ainda na 2ªfeira quando tivemos aula..Ela estava super feliz e nós ficamos tbém...Afinal seremos vizinhos em Laval, n'est pas???
Como já havia dito, o CSQ estava a caminho, vcs foram apenas buscá-lo...
Muita sorte á família e no processo federal!
abraços
Dani, Leo, Júlia e Sophia(?)
Oi Camila!!!
Parabéns pelo CSQ!! Realmente é muito bom recebe-lo, é maravilhosa a sensação de alivio ao tirarmos esse peso de nossas costas!!
Obrigada pela visita ao nosso Blog e desculpe nao responder sua questão antes, é que eu estava em viagem e sem acesso a internet.
Sim, miha filha só vai em julho, pois vai concluir as provas aqui no Brasil até final de junho.
Ela já tem 15 anos e já fez uma viagem internacional sozinha, o que me deixou mais tranquila para que ela pudesse fazer essa pro Quebec sozinha. (Eu tenho mesmo que ir em junho ou corremos o risco de não ter apartamento legal para alugar lá se eu deixar para ir só em julho tb...)
Vc e seu marido têm que providenciar uma autorização com firma reconhecida em cartório, sendo que tem que estar presente para assinar o livro do cartório também. O ideal é fazer mais de uma via, pois uma ficará com a cia. aérea, é bom ter mais 1 ou 2 de sobra. Se for menor de 12 anos, vc. pode contratar o serviço da cia. aérea para acompanhamento dos menores, pois eles se encarregam dos menores desde o check in no Brasil até a entrega a pessoa designada pelos país no destino.
Eu acho bastante seguro, mas como mãe, não tem jeito, na hora H a gente fica aflita e só sossega depois de saber que os pimpolhos chegaram bem!!
No dia D, ela tera que ir com passagem, passaporte, autorização, CRP e copia da carteira de vacinação pra cumbica. Já está orientada a procurar a imigração ao chegar no Canada (ela ja fala ingles, então tranquilo).
Se vc. contratar o serviço de acompanhamento da cia. aérea, eles ficam com a (s) criança (s) até fazerem a parte da imigração e depois entregam a pessoa designada. E geralmente neste caso a imigração passa a criançada na frente, acho até que por pedido da cia. aérea.
Espero ter ajudado, se tiver mais alguma duvida, me mande um email que te passo meu tel e msn para falarmos mais!
Bjos
Erika
www.leslapins.wordpress.com
Oi Camila
é, realmente eles são muito pititicos para irem sós, mas creio que não haveria problemas se fossem com seus pais, exatamente por serem seus pais, pessoas que vocÊs confiam. Problema acho que seria o fator saudades que eles sentiriam de vocês e vocês deles.
Mas se for por alguns dias e se for para fazer a parte mais dificil para esperar por eles tvz. valha a pena, afinal nos primeiros dias deve ser complicado mesmo.
Infelizmente só seu coraçãozinho de mãe poderá decidir mesmo!
Bjos e boa sorte
Erika
www.leslapins.wordpress.com
Oi Camila e Jean,
Fico muitíssimo feliz pela boa notícia!
Ando meio desaparecida pois estou correndo muito e preparando um pic-nic para a brasileirada aqui de Laval(que em breve vcs vão conhecer).
Espero que as dúvidas que eu esclareci daquela vez tenham ajudado.
Em breve vou estar postando as fotos do pic-nic que vai ser nesta segunda(é feriado aqui), para vcs já irem se familiarizando com as carinhas que vcs vão conhecer bientôt... rsrsrs..
bj~ e bom final de semana!
Savana.
Postar um comentário