16 março 2010

9 meses depois...

O blog ja esta dando até teia de aranha, coitado!
Mas o tempo tem sido bem corrido.

Parece que o inverno acabou de vez. O sol já começa a esquentar e apesar de ainda estar fazendo na faixa dos 10 graus, tenho visto muitas pessoas na rua sem manteau, nos parques andando de bike e vi até uma familia fazendo pic-nic.
Nos estamos nos "descascando" aos poucos. Depois de passar 4 meses usando casacos, botas, luvas, tocas etc, nada como sair mais "leve".
Já não usamos mais a calefação e começamos a abrir as janelas.
Muito bom!!!

De resto as coisas vão muito bem. Lulu super feliz na nova garderie, Aninha cada dia mais animada com a escola e as amigas; eu continuo trabalhando mas já estou procurando meu curso para fazer assim que acabar o verão. Jean feliz no seu emprego e a vida seguindo o seu ritmo.
Estamos ansiosos para as visitas que viram passar o verão por aqui. Estamos fazendo planos, roteiros e contando cada segundo.
Neste ultimo final de semana, tivemos a visita de amigos de Sherbroke. Sábado fomos almoçar no Buffet Casa Corfu e curtimos muito. As fotos eu coloco assim que a Dani mandar.

Estamos cada dia mais acostumados e integrados na vida canadense. Muitas coisas aconteceram nestes 9 meses que estamos aqui. Foram tantas coisas que as vezes sinto que estamos aqui a mais de anos. Sentimos saudade de estar com nossa família, mas o skype ajuda muito. Neste tempo conhecemos muitas pessoas legais, nossos amigos lá da igreja que se tornaram nossa família tb.
Esperamos que cada dia aqui seja um presente de Deus e que possamos realizar os muitos sonhos que temos...

Um big bjo
Camila

4 comentários:

Vanessa e Saulo disse...

Que bom amigos...
Nada como estar realmente integrados à vida local, né?
Parabéns pelas conquistas.
Beijos.

Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
www.vanessasaulo.blogspot.com

P disse...

que delícia deve ser poder sair na rua e sentir o ar, deixar a pele tocar o ar e o sol! :)

Carmen Rioja disse...

Ola, Jean e Camila. Entei ha poucos dias no forum brasilquebec para tirar as minhas primeiras duvidas. Sim, estou iniciando a junta dos documentos para o dossie e so isso ja tras mtas duvidas.
Hoje vi que tinha um post sobre um blog com o sujeito apontando os pontos negativos. Na verdade nem fui ler, pois os comentarios seguintes ja foram suficientes para eu ver q nao precisaria ler.
E estou escrevendo para vcs pq eu realmente gostei mto do q o Jean escreveu. O seu comentario foi mto sincero, de mta honestidade, do meu ponto de vista. Parabens e obrigado, fico feliz qdo consigo encontrar relatos tao humanos, simplesmente humanos.
Eu na verdade estou um pouco confusa com tanta informacao, mas esse eh o momento para lapidar a empreitada da imigracao. Pq vc pode juntar todos os docs, preencher formularios e tal, mas e ai? Temos q saber aonde estamos nos metendo. Eu de fato tenho uma sensibilidade q me permite, graças a Deus, me aprofundar nos meus pensamentos e nao ficar naquilo so do fazer pelo fazer. Vc tem q ter bases solidas e so pesquisando mto pra isso.
O seu timeline aqui no blog tb eh mto util e importante, pq estou meio sem saber qto tempo levara o processo. Mais precisamente estou preocupada em me preparar para a entrevista e pelo q vi, entre o envio do dossie (pra BA no caso de vcs) e a entrevista de fato passaram-se 9 meses, estou certa? Entao gostaria de saber se isso eh tempo suficiente pra se preparar em frances pra quem nao sabe quase nada da lingua? E entre o envio do dossie e a ida de fato para Quebec foram quase 2 anos certo? No Brasil o tempo de demora eh semelhante?
Bom, qto ao frances, vou comecar agora um semi intensivo no Senac e seguir assim ateh a entrevista (claro, se nos chamarem). Estou um pouco apreensiva com a questao do tempo. Sera q terei tempo habil para aprender um frances razoavel ate a entrevista? O dossie ainda nao esta pronto, faltam ainda mtos docs, inclusive o passaporte.. devo demorar aih mais um mes para envia-lo completo. Enqto isso, toca estudar e pesquisar.
Se vcs puderem ir me dando umas dicas seria maravilhoso. Prometo escrever menos das proximas vezes. Eh q devo estar me sentindo com info demais na cabeça e de repente elas ja nao fazem sentido direito..

Se puderem responder no meu email: fpreta@gmail.com

Abraços, mto obrigada,

Fernanda/SP.

Jean disse...

Ola Carmem,

Olha sobre o tempo para a entrevista isso depende muito. No nosso caso foi um caso a parte pois foi justo quando o escritório do Quebec mudou-se da Argentina para SP.

Normalmente isso é mais rapido, teve caso de amigos que formam um mes ou menos. :)

É importante deixar claro essa informaçao: o tempo entre a envio do dossie para o escritorio em SP e o visto pode ser de ate uns 10 a 12 meses no total, depende de quando vc manda todos os documentos necessario (parte Quebec e depois Federal). O nosso demorou mais pois eu tinha data para sair do Brasil e nao poderia sair antes... Entao abri o processo federal um pouco mais tarde e nao logo apos o recebimento de nosso Certificado de Selecao do Quebec (CSQ).

Um abraço e bonne chance,