30 setembro 2008

Cuidado com piscinas




Quase todos os dias, a tarde, qdo a Aninha esta na escola e o Lulu está dormindo, eu faço minha sessão internet.
Hoje, por acaso, descobri um blog que fala sobre a dor relatada por uma mãe que cuida de sua filha de 20 anos e que está em com a 10...
Isso mesmo, 10 anos em coma. E você sabe como isso foi acontecer?

Flávia era uma linda menina de 10 anos que foi nadar na piscina de seu prédio com o irmão e teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina.
Seu irmão tentou tirá-la, mas teve muita dificuldade e acabou tendo que arrancar seus cabelos. Ela teve parada cardio-respiratória e entrou em estado de coma.

Acabei lendo todo o blog e fiquei estaziada ao perceber que este tipo de acidente é mais comum do que imaginamos: tinha outros relatos, a maioria de crianças que não sobreviveram ao acidente. Tinha de adultos que tb não sobreviveram.

Nossa, cada dia que passa recebemos mais notícias aterrorizantes que nos fazem temer e envolver mais ainda nossos filhos de cuidados.
Antes eu achava que minha mãe era super-protetora, mas hoje eu vejo que com criança não se pode "piscar os olhos".

Fica minha solidariedade a esta mãe e a tantas outras que sofreram pelos seus filhos por este mundo de meu Deus!

3 comentários:

Odele Souza disse...

Olá Camila,
Descobri seu blog através do sitemeter. Obrigada por este post. Apenas uma correção: Flavia entrou em coma não porque teve seus cabelos puxados pelo irmão, mas porque ficou presa embaixo dágua presa ao ralo pelos cabelos.

O ralo instalado naquela piscina estava superdimensionado, o motor da bomba de sucção tinha potência excessiva conforme mostrou a pericia técnica. Todos os acidentes que você viu documentados no blog de Flavia, tiveram como causa problemas com o sistema de sucção de piscinas. Mas não são os pais que têm a responsabilidade de saber se a piscina está ou não com o sistema de sucção em ordem. Como é que os pais podem saber disso? Esta é uma responsabilidade que cabe ao fabricante do ralo da piscina e do administrador dessa piscina, por exemplo, clubes, condomínios, motéis, etc.

Ao entrar com seus filhos numa piscina é absolutamente impossível você saber se o ralo vai ou não oferecer perigo para seus filhos. Mas quem vendeu e quem instalou o ralo TEM ESSA OBRIGAÇÃO e é deles que temos que cobrar essa responsabilidade.

E continue visitando o blog de Flavia. No post de hoje tem um importante video sobre o perigo desses ralos e porque e quando eles oferecem perigo.

Um abraço com muito carinho pra você.

Camila disse...

Respondendo a Odele:
Acho que tibha ficado claro no meu relato que a menina entrou em estado de coma, logico, por ter ficado tempo demais debaixo d'agua...e não por ter o cabelo arrancado pelo irmão, pois esta foi a única maneira que ele conseguiu para tirá-la.

TAZ disse...

Quando eu estive no Québec em julho, havia bastante "propaganda" do governo no rádio alertando para tomar cuidado com as piscinas e não deixar crianças sem supervisão. Um amigo que tem casa lá me disse que tinham criado uma lei para colocarem cercas nas casas ... pra evitar que crianças se acidentassem indo cair na piscina do vizinho. "Igualzinho" aqui no Brasil ...