13 janeiro 2010

Usando o sistema de saúde

No ultimo post eu prometi que falaria da minha experiência com o sistema de saúde, e voilá!
Semana passada, depois de muito relutar e passando muito mal, resolvi encarar uma ida ao hospital.
Cheguei lá as 19 horas e peguei uma senha. Esperei e um tempo depois fui chamada para fazer minha ficha. Após a ficha, fiquei esperando a triagem. Eh, pq aqui é assim: vc tem que passar pela triagem antes de ser chamado pelo médico, assim eles sabem quem é realmente urgente e quem pode esperar mais.
A triagem é feita por um enfermeiro(a) e basicamente consiste em transcrever seus sintomas, medir temperatura e pressão e saber se existe alguma alergia. Achei isso bom pq ai o médico que te atende não precisa fazer o "basicão".
Voltei para a sala de espera. Esperei, esperei e esperei mais um pouco...
( Vai dando uma angustia, cara! Você alí, esperando sem ter mais o que fazer. Pq eu esqueci meu livro? enfim...)
O médico me chamou, leu meu prontuário e disse que pediria a enfermeira para fazer uns exames de sangue e urina. Esse é muito mico. Eles te dão as garrafinhas e dizem: enche esta toda e esta só ½... e o pior é que o banheiro é no meio da sala de espera e todo mundo sabe o que vc vai fazer lá com as garrafinhas na mão!!!
Trabalho executado e entregue. Voltei pra sala de espera...Eita resultado demorado...tava varada de fome, mas as maquininhas de café eram no andar debaixo: e se eles me chamam e eu num tô lá??? Melhor beber agua pra tapiar o estomago!
Acho que já eram umas 2 da manhã qdo o médico me chamou denovo.
Disse que não tinha nenhuma alteração nos exames de urina mas que eu deveria esperar o resultado dos exames de sangue. Fala sério!!! Me chamar pra falar que eu tenho que continuar a esperar?
Aff, o pior é que cada vez que alguem me chamava eu tinha que confirmar com um vizinho de espera o que ele tinha entendido pq cada um falava meu nome e sobrenome de uma forma.
Lá pelas 3 e tanta da manha o resultado chegou. Nada! Resolveram então fazer um exame ginecológico. Ai que desagradável...O bom que o médico ganhou minha simpatia pois qdo disse que era brasileira ele começou a perguntar mil coisas...disse que sonha em conhecer o Brasil!
Detalhe: neste tempo todo fui atendida por 3 médicos diferentes...Nem sempre qdo vc é chamada denovo o médico que te recebeu esta livre, bizarro!
Resultado: saí de lá as 4 da manhã sem saber o que tinha e com rendez-vous marcado pra 13 horas.
Como boa aluna, lá estava eu denovo as 13 horas. Me transferiram para fazer um ecograma e ai sim descobriram meu problema. Volta para falar com o médico, ganha receitinha e vai embora.
Acha que foi rápido assim? Engano seu!!! Fiquei mais 6 horas no hospital entre a hora que entrei e a hora que saí...

Bom, é isso! Passei muito tempo esperando mas cheguei a conclusão que foi muito bom. No Brasil eu pagava plano de saúde caro, e qdo tinha uma emergência esperava tb. A verdade é que nunca fiquei tanto tempo, mas cansei de ir a hospital, principalmente com meus filhos e escutar a mesma ladainha: é virose!!!
Aqui pelo menos eu não paguei, fiz um check-up geral, descobri realmente o que tinha e fui muito bem atendida. Eles só me liberaram quando tiveram certeza do problema.
Meu saldo é positivo.
Relato grande e se vc teve paciência de ler até aqui, merci!

Um bjo e tudo de bom pra nos!
Camila

3 comentários:

Vanessa e Saulo disse...

Oi Camilla,
Nossa..., quanta espera...
AInda bem que no final das contas , apesar da longa espera vc foi bem atendida e descobriu seu problema. - Espero que não seja nada grave e que vc tenha muita sorte no seu tratamento.
Grande beijo.
Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
www.vanessasaulo.blogspot.com

Unknown disse...

Gostei muito do seu relato, porque sempre as pessoas só reclamam, pq querem comparar o privado do Brasil com o público do Canadá, o que não dá pra fazer pq tudo que vc paga espera que seja melhor. MAs aqui tbm tenho convênio particular e nem por isso sou atendida imediatamente, tenho que esperar as pessoas que estão na frente, pq não interessa se o hospital é publico ou particular, sempre tem gente e vc tem q esperar!

Jaque disse...

Tenho muita vontade de ir para o Canadá, queria saber de você... realmente valeu a pena? É fácil conseguir emprego? Bjs Jaque