08 abril 2008

Escola em Laval (by Mylène)

Recebí este email da Mylène e vou posta-lo aqui para compartilhar um pouco sobre escolas em Laval...

Oi Camila,

Tudo bem? Olha so, algumas pessoas têm me escrito com o mesmo tipo de duvidas que vcs, entao, como acabei meu blog, se quiseres postar esse e-mail no teu, fica bem a vontade, ta?
Entao é o seguinte. De garderie nao posso falar nada, mas o negocio de escola aqui é bem simples. Quando tu chegares e tiveres um domicilio fixo (ou mais ou menos...ou ao menos um bairro onde sabes que poderas te estabelecer) tu vais na Comissao escolar de Laval. Fica no boul. Laurentides, la pra cima (pra cima= sentio contrario de Montréal). Nao lembro direito por que so fui la uma vez, mas é facil achar na internet. Eu acho que a gente liga primeiro e eles marcam uma entrevista onde, de preferencia, tu tens que levar as crianças junto. Ai eles te fazem varias perguntas e tal...mas o resumo da opera é: teu filho vai ser diretamente enviado para a escola do teu bairro que tiver vagas. Ah, esqueci de dizer...So sei como funciona para escolas publicas por que, chegando aqui nos quisemos realmente experimentar o serviço publico, ja que nunca pudemos fazer isso no Brasil. E nao me arrependo nem um pouco. Além disso, nao sei se teus filhos falam francês os meus nao falavam nem 'ai' quando chegaram aqui e em três meses a Giulia estava no ensino regular. Ah...(ta meio fora de ordem esse texto)...é por que em Laval so tem uma ecola que oferece a francisaçao, que é a École Saint Norbert que fica no bairro Chomedey. Entao, na real no inicio a Comissao Escolar vai te mandar pra Saint Norbert de qualquer jeito, caso os teus precisem aprender a lingua. Neste caso, é melhor fixar a ancora pelas bandas de Chomedey mesmo ou Laval de rapides, ou Pont Viau...Vai ficar mais perto no inicio. Bom, mas ai tem que ficar ligado por que, acabando a classe d'accueil a comissao vai enviar as crianças pra escola do bairro que tiver vagas. Ai, se tu quiser mudar radical de bairro (tipo se quiser te mandar pra St François ou Sainte Dorothé, é melhor avisar a comissao que vao dirigir teus filhos pra escola do bairro. Aqui isso é hiper legal..que a escola fique no teu cartier. Até por que, as visitas aos amigos (o leva e tras), fica hiper facilitada...Ainda mais no inverno. Eu adoro esse esquema.
Falando da qualidade de ensino, eu acho bem boa. Tô bem satisfeita com o primario, agora...o secundario aqui é bem diferente. Quer dizer, na sétima série (primeiro secundario, aqui) normalmente eles mudam de escola. Ai, dede a quinta tem que ir ligando pra ver onde a criança vai seguir. É que tem varios tipos de secundario: concentraçao esportes, concentraçao musica,.... Esses dias uma professora me falou que o filho dela faz secundario concentraçao jazz (tipo big band) ele toca saxofone e flauta transversal. Achei o maximo. E tem tb a escola internacional aqui de Laval, que é publica, mas que seleciona os alunos pelas notas na quinta e sexta series (parece que tem que ter pelo menos 85 em tudo), e que tem um ensino mais puxado. Fora isso, vai ter a escola secundaria mais perto da tua casa...Com o Pedro começaremos a ver essas coisas este ano, entao ainda nao tô muito por dentro.
Outra coisa: nao te estressa com o fato que vais chegar em dezembro. Nosso primeiro ano nem tinha neve no Natal, esse ano em compensaçao...É a vida. quem quer vir pro Québec tem mais é que se acostumar loguinho com o frio ( e cara alegre...hehe). Nao importa a data que tu chegar, vais ter acesso a todos os seviços e teus filhos vao ser encaminhados o mais rapido possivel pra escola ( o que vai te dar um certo alivio pra ajeitar as coisas e te acomodar com calma).
Agora a dica mais importante de todas!!! A primeira coisa que eu fiz ainda no hotel, sabendo que queria ficar em Laval, foi descobrir o endereço do MICC aqui. Eles foram hiper gentis, nos enviaram prum 'centro de ajuda aos cucaratchos perdidos', que esqueci o nome... ah...Carrefour d'intercultures (eu acho)...e dai foi tudo mais facil. É meu conselho pra todo mundo. Pra que ficar quebrando a cabeça se esses serviços (muito bons) estao la mesmo pra te ajudar. Eu usei mesmo e essa dica ja dei milhoes de vezes. As pessoas ficam nervosissimas no fim do processo e isso é normal, mas as coisas as vezes pode ser mais faceis do que parecem. É so nao complicar muito.
No mais é isso... Espero que ajude. Super boa sorte pra vcs!

Mylène

Legal né gente? Espero que seja útil a alguém. Pelo menos foi para mim...
P.S: MUito obrigada,Mylène, ajudou muito!

Bjo a todos,
Camila

2 comentários:

Leonardo, Daniela, Júlia, Sophia e Caio disse...

Camila, obrigada por postar a resposta da Mylene... Aliás, sou fã dela...pena ela ter encerrado seu blog...Mas vcsjá se decidiram por Laval? Estamos querendo ir em novembro... Quem sabe não seremos vizinhos?
Abraços

Anônimo disse...

Oi Camila!
obrigada!
No primeiro mes vamos ficar em Montreal, em um studio alugado. Mas queremos morar em Logueuil ou LAval, sendo que Laval está na frente em nr. de pontos.
Mas vamos decidir qual das duas cidades neste primeiro mes que ficaremos em Montreal, queremos visitar as duas cidades, analisar prós e contras, etc.
Bjos, e boa sorte nas proximas fases!
Erika
www.leslapins.wordpress.com